Consumir alimentos frescos e orgânicos direto da horta é ter cuidado com aquilo que se coloca na mesa impactando positivamente na saúde. Quem opta por alimentos frescos, cultivados sem agrotóxicos e aditivos químicos promove uma alimentação mais nutritiva e natural.
De acordo com Andressa Bitencourt Delevati da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santiago, estes alimentos possuem mais vitaminas, minerais e são livres de substâncias prejudiciais à saúde.
Santiago possui feiras permanentes de hortifrutigranjeiros através de produtores locais, como a feira da Vila Nova; Feira do Ginasião; Feira do Hortomercado e Feira de orgânicos, na Praça Moises Viana.
Os produtos com elevado padrão de qualidade também podem ser adquiridos com a moeda social Pila Verde que a população recebe na troca do lixo orgânico nos postos existentes na cidade. Apoiar a produção orgânica local, pode ser mais que uma escolha, e sim um estilo de vida saudável, tanto para as pessoas, quanto para o meio ambiente.
