Os exageros dos dias de folia de Carnaval sobrecarregam o organismo e podem prejudicar a saúde. Por isso, a recomendação de especialistas é ingerir bastante água, de modo especial nos locais afetados pela onda de calor, além de manter uma alimentação equilibrada e leve, com muitas frutas, verduras e legumes, e moderar o consumo de álcool. A recomendação é do nutricionista João Pinheiro e do médico nutrólogo Diogo Alves, profissionais que atendem na Clínica Gorini, especializada em procedimentos estéticos em busca de saúde e bem-estar, com um atendimento multidisciplinar.
“O folião que pretende brincar os dias de Carnaval deve se atentar à saúde do corpo, cuidando para não desidratar nos dias muito quentes nem sobrecarregar o organismo com uma alimentação pesada, rica em gordura e carboidrato. Além disso, a moderação no consumo de álcool é essencial”, afirma o nutricionista João Pinheiro. De acordo com o especialista, a falta de cuidado com a alimentação pode levar o organismo a fazer mais esforço e gastar mais tempo para absorver a energia. “É isso que dá aquela preguiça depois do almoço, que não é ideal para quem está pensando em pular e dançar o Carnaval.”
Já o nutrólogo Diogo Alves faz um alerta, de modo especial, a quem tem diabetes ou está com a glicose em alta. “O corpo dá alguns sinais de quando estamos com a glicose desregulada, um pouco acima do normal. A gente tem aquela sensação de que está com a barriga inchada, além de ter muita sede. Por isso é que precisamos cuidar da alimentação, porque senão a pessoa pode pensar que é em decorrência do calor e, às vezes, é consequência da glicemia em excesso”, ressalta o médico.
Ressaca
Diogo pondera que é preciso consumir bastante água, mas não tudo de uma só vez. “O ideal é beber água durante todo o dia, mesmo quando a gente não sente sede. Até porque, se for tudo de uma vez, quando der muita sede, o consumo exagerado também pode sobrecarregar os órgãos”, avalia o especialista. Com relação ao consumo de álcool, o médico alerta para diversos riscos, entre eles o de provocar uma intoxicação aguda, sintomas da famosa ressaca, como desidratação, cansaço e dor de cabeça, além de aumentar as chances de doenças como a esteatose e a cirrose hepática.
É por isso que o nutricionista João Pinheiro recomenda festar com um copo de salada de frutas na mão. “A alimentação saudável ajuda o folião a aproveitar ainda mais e melhor as festividades do Carnaval, sem prejudicar a rotina de dieta ou de exercícios físicos”, avalia. Apesar disso, nem sempre é possível. Portanto, o especialista recomenda, inclusive, preparar um plano de alimentação para enfrentar a escapada da rotina.
