Clima

Frente fria deve trazer chuva e temperatura baixa para todo o RS nos próximos dias

Condição afeta, especialmente, a metade norte do Estado a partir desta quarta

Bairro Matias Velho, em Canoas. Foto: Lauro Alves/Governo do Estado RS/divulgação

Enquanto o tempo firme traz esperança à metade norte do Estado nesta segunda (6) e terça-feira (7), a chuva deve afetar a Região Sul. A partir de quarta-feira (8), porém, a previsão é de instabilidade em todo o Rio Grande do Sul, com chance de tempestades, vento forte e queda na temperatura.

A maior preocupação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessa segunda e terça-feira, é o extremo sul do Estado. O órgão emitiu dois alertas para a região, sinalizando o risco de chuva volumosa, fortes rajadas de vento e queda de granizo. Em alguns locais, como Santa Vitória do Palmar, pode chover até 100 milímetros em 24 horas, valor que se aproxima do que costuma chover em todo o mês de maio no município (119,2mm).

Grande parte do Estado ganha trégua da chuva nesses dois dias, com tempo aberto e elevação da temperatura.

Na quarta-feira, volta a condição para chuva em todo o Estado. Um ciclone extratropical vai se formar bem ao sul da América do Sul, na altura de Buenos Aires, e não vai atravessar o Rio Grande do Sul, mas vai formar vento intenso em todas as regiões, podendo variar entre 60km/h e 70km/h. O fenômeno também dará origem a uma frente fria que trará temporais para todo o Estado — explica Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo.

A previsão é de que a chuva comece a aparecer de manhã no sul do Estado e, à medida que a frente fria avança, a condição deve afetar a Metade Norte. Segundo a Climatempo, na quarta-feira já há possibilidade para chuva forte. Alguns dos maiores volumes de chuva previstos no dia são para Rio Grande (50mm), Porto Alegre (30mm), Campo Bom (30mm) e Santa Maria (30mm). Para alguns municípios, valores, apesar de baixos, já são preocupantes.

A partir da noite de quarta-feira, a metade sul do Estado pode sofrer uma queda na temperatura. Na quinta-feira (9), a redução de temperatura já deve afetar todo o Estado. 

Fonte: GZH

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

Frutas cítricas são as mais afetadas pelas ondas de calor

Geral

A primeira metade da semana no estado será com sol e nuvens, enquanto a segunda deve ser marcada por instabilidade com uma frente fria

Clima

O titular da Secretaria da Agricultura, Tadeu Machado informou que existem cerca  de 40 postos artesianos nas comunidades do interior que recebem manutenção

Animais

Médica veterinária ensina como lidar com os animais de estimação em dias quentes e com má qualidade do ar

plugins premium WordPress