Clima

Frente fria deve trazer chuva e temperatura baixa para todo o RS nos próximos dias

Condição afeta, especialmente, a metade norte do Estado a partir desta quarta

Bairro Matias Velho, em Canoas. Foto: Lauro Alves/Governo do Estado RS/divulgação

Enquanto o tempo firme traz esperança à metade norte do Estado nesta segunda (6) e terça-feira (7), a chuva deve afetar a Região Sul. A partir de quarta-feira (8), porém, a previsão é de instabilidade em todo o Rio Grande do Sul, com chance de tempestades, vento forte e queda na temperatura.

A maior preocupação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nessa segunda e terça-feira, é o extremo sul do Estado. O órgão emitiu dois alertas para a região, sinalizando o risco de chuva volumosa, fortes rajadas de vento e queda de granizo. Em alguns locais, como Santa Vitória do Palmar, pode chover até 100 milímetros em 24 horas, valor que se aproxima do que costuma chover em todo o mês de maio no município (119,2mm).

Grande parte do Estado ganha trégua da chuva nesses dois dias, com tempo aberto e elevação da temperatura.

Na quarta-feira, volta a condição para chuva em todo o Estado. Um ciclone extratropical vai se formar bem ao sul da América do Sul, na altura de Buenos Aires, e não vai atravessar o Rio Grande do Sul, mas vai formar vento intenso em todas as regiões, podendo variar entre 60km/h e 70km/h. O fenômeno também dará origem a uma frente fria que trará temporais para todo o Estado — explica Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo.

A previsão é de que a chuva comece a aparecer de manhã no sul do Estado e, à medida que a frente fria avança, a condição deve afetar a Metade Norte. Segundo a Climatempo, na quarta-feira já há possibilidade para chuva forte. Alguns dos maiores volumes de chuva previstos no dia são para Rio Grande (50mm), Porto Alegre (30mm), Campo Bom (30mm) e Santa Maria (30mm). Para alguns municípios, valores, apesar de baixos, já são preocupantes.

A partir da noite de quarta-feira, a metade sul do Estado pode sofrer uma queda na temperatura. Na quinta-feira (9), a redução de temperatura já deve afetar todo o Estado. 

Fonte: GZH

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

Redução concedida para motoristas que incluem CPF na nota fiscal aumentou 55% em relação a 2023

Cultura

Dois terços dos conselheiros titulares e suplentes são escolhidos por meio de eleição

Clima

Segundo a MetSul Meteorologia, o Estado receberá na próxima sexta-feira um “reforço” do ar de origem polar