Clima

Barragem rompe no Rio das Antas, na Serra gaúcha e nível da enchente pode subir até 4 metros

A orientação imediata é que moradores de todos os municípios a partir de Santa Bárbara busquem regiões mais altas, pelo menos seis metros acima dos rios

Imagem: Redes sociais/Reprodução

O rompimento de uma barragem no Rio das Antas deve ampliar ainda mais os efeitos da enchente na Serra e no Vale do Taquari. O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira confirmou a informação por volta das 14h25 desta quinta-feira em suas redes sociais. De acordo com o prefeito, a informação é oficial e foi emitida pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran). A prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, também confirmou a informação.

A orientação aos moradores que vivem em locais próximos aos rios das Antas e Taquari é de que deixem suas casas imediatamente. A projeção, segundo Segabinazzi, é de que o nível da água suba até 4 metros rapidamente.

A barragem 14 de julho acabou de colapsar. A informação que precisamos passar a todos moradores que vivem as margens do Rio das Antes e Taquari é sair o mais rápido possível desses locais. A tendência é que suba de 2 a 4 metros nas próximas horas, nos próximos minutos. Isso é uma informação oficial”, afirmou o prefeito.

A situação da barragem era monitorada em função do risco. O rompimento deve afetar localidades de Cotiporã, São Valentim, Santa Bárbara, Santa Tereza e Muçum, antes de seguir pelo rio Taquari até atingir outros municípios.

A orientação imediata é que moradores de todos os municípios a partir de Santa Bárbara busquem regiões mais altas, pelo menos seis metros acima dos rios, informou o vice-governador Gabriel Souza. “Não esperem, sigam as indicações. A situação é gravíssima“, afirmou Souza.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

Redução concedida para motoristas que incluem CPF na nota fiscal aumentou 55% em relação a 2023

Cultura

Dois terços dos conselheiros titulares e suplentes são escolhidos por meio de eleição

Clima

Reforço de ar polar fará a temperatura baixar no Estado, alerta a MetSul