Clima

Chuva e frio devem marcar a semana no Rio Grande do Sul

Deve chover de 100 mm a 150 mm com acumulados localmente superiores em vários pontos do Estado

Dias bem frios devem marcar a semana. Foto: Ieda Beltrão

Chuva, frio e talvez até neve vão escrever a estatística meteorológica no Sul do Brasil nos próximos dias com uma frente semi-estacionária que provocará repetidos dias de instabilidade atmosférica e que será seguida por uma massa de ar frio de origem polar com tempo invernal.

No Rio Grande do Sul, a instabilidade vai predominar com muitos dias em que a nebulosidade vai predominar com períodos de chuva.

Além da chuva volumosa em parte do Estado, uma massa de ar frio de origem polar que tende a ingressar com queda muito acentuada da temperatura, frio intenso e possibilidade até de neve, de acordo com algumas simulações computadorizadas.

Chove ainda na segunda-feira na maioria das áreas do Estado, com baixos volumes na maior parte dos municípios.

Na terça, a instabilidade volta a aumentar no Uruguai e áreas do Rio Grande do Sul adjacentes com a chuva mais concentrada no Oeste, Centro e o Sul gaúcho.

Na quarta, chove em grande parte do RS e forte em algumas áreas.

Na quinta, uma massa de ar frio de muito forte intensidade vai começar a deslocar a frente rapidamente para o Norte com a chuva atingindo Santa Catarina, Paraná e partes do Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas em parte do dia ainda pode chover com baixos volumes em áreas do Rio Grande do Sul.

No final desta semana, a massa de ar frio avança sobre o Sul do Brasil com muito frio e deve trazer queda de temperatura ainda no Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil à medida que será uma incursão de ar frio de origem polar de trajetória continental, ou seja, pelo interior do continente.

Muita chuva no Rio Grande do Sul

A sequência de dias chuvoso fará com que os volumes nesta semana sejam altos em parte do Rio Grande do Sul. Somente nesta semana deve chover 100 mm a 150 mm com acumulados localmente superiores em vários pontos do Oeste, do Centro e do Sul do Estado.

Os mapas mostram as projeções de chuva para esta semana no Sul do Brasil dos modelos canadense e do modelo do serviço meteorológico alemão Icon em que se vê como a chuva deve ter maiores acumulados no Rio Grande do Sul. A projeção do alemão destoa da maioria dos modelos ao estender a área com chuva acima de 100 mm até Porto Alegre, enquanto a maioria dos dados mantém mais ao Sul.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Saúde

Não deixe a mudança do clima afetar a sua imunidade com essas bebidas poderosas que reforçam a sua saúde

Clima

O corredor de fumaça abrange milhares de quilômetros, passando pela Bolívia, Paraguai e o Nordeste da Argentina

Agricultura

Presença de produtores jovens e novos expositores também é destaque nesta edição da Expointer

Geral

Objetivo é tornar o serviço de entrega mais ágil, permitindo, também, que os moradores possam esclarecer dúvidas com o profissional

plugins premium WordPress