Geral

Como evitar que as bananas fiquem pretas, sem firmeza e sabor

Aprenda um truque eficaz e evite deixar as frutas esquecidas na geladeira

Uma das frutas mais completas. Foto: Divulgação

O que você precisa fazer para não deixar que as bananas fiquem pretas e percam a firmeza? Uma das frutas mais amadas e versáteis na vida dos brasileiros, a banana é uma importante fonte de nutrientes e por isso é uma ótima opção para lanches práticosreceitas variadas doces e salgadas e receitas fit.

O problema é quando as bananas ficam pretas, amolecidas e sem o sabor tão amado pelos fãs da fruta. É inevitável admitir que quando ela chega a este ponto, perde toda a graça.

Por que as bananas ficam pretas?

Quando as bananas ficam pretas e com a consistência amolecida, não significa que estejam estragadas. Esse processo de maturação é natural, ainda que o sabor e textura sejam afetados. Existem três motivos principais para que a fruta fique com a cor escura:

A banana produz etileno, hormônio que potencializa e acelera o amadurecimento. Por isso, a casca fica preta;

  • A banana sofre uma perda da clorofila à medida que o processo de amadurecimento avança, é o que faz com que sua cor mude o tom;
  • A banana também tem a capacidade de produzir melanina, o pigmento responsável pelo escurecimento da pele.

Conheça o truque para evitar que as bananas fiquem pretas mais rápido

O truque não é mirabolante e não exige tanto esforço. Apenas siga um passo a passo simples para testar em casa como funciona; Suas bananas serão mantidas em ótimas condições por mais tempo.

  • Mantenha as bananas longe de outras frutas que produzem muito etileno (as maçãs é uma delas!);
  • Separe uma peça em boas condições e corte em dois ou três pedaços;
  • Armazene dentro de um recipientes, de preferência que seja de vidro, com a tampa bem fechada;
  • Caso prefira, embrulhe as peças em plástico-filme para não absorverem o excesso de umidade (assim elas permanecem mais frescas);
  • Coloque o recipiente na geladeira, em temperatura entre 10 e 15ºC.


Desta forma, o processo de amadurecimento das bananas fica mais lento e com o passar do tempo, as bananas mantêm a cor, a textura e o sabor.

Comer a banana preta pode fazer mal?

A resposta para essa pergunta é simples: Não. Não faz mal comer banana preta, sua saúde não será afetada porque a fruta não está estragada. Apenas há uma alteração nesse estágio de maturação, que é mais avançado do que quando a fruta está amarela, mas os benefícios não são perdidos.

Quando a banana está em estágio avançado de amadurecimento, apenas algumas de suas propriedades mais essenciais podem ser diminuídas. O sabor fica mais doce e há uma dose maior de açúcar.

A banana madura fica mais doce porque o amido se transforma em açúcar simples e o seu aumento torna-se muito perceptível.

Por outro lado, a textura – que inicialmente estava firme e macia – fica macia e decomposta, mais para pastosa, algo que costuma incomodar. E quando a banana chega a esse estágio, muitas vezes é descartada.

Fonte: Tudo Gostoso

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Sul-Americana

O Colorado não conseguiu mais que o 1 a 1 com os argentinos dentro do Beira-Rio

Agenda

Em Santiago, a paróquia Nossa da Conceição, deve realizar uma ação no dia 28 de setembro nos bairros Belizário e João Evangelista

Saúde

A cardiologista Julianny Freitas Rafael explica os principais sintomas