Nutricionista destaca alguns alimentos “amigos do coração”, como é o caso do salmão, rico em ômega 3 e que evita a formação de placas e obstruções das artérias, e também combate o colesterol e reduz os triglicerídeos, é um alimento com alta proteção cardiovascular. Outro alimento é a linhaça que ajuda na regulagem do colesterol e os níveis de açúcares no sangue; a maça que reduz a glicemia e impede a absorção de gorduras e elimina colesterol.
Fernanda Vielmo Ereno ressalta que também são aliados à saúde do coração, as leguminosas, como lentilhas, grão de bico e feijão que contém fibras, ácidos graxos e cálcio, assim como espinafre, e os óleos.
Conforme a nutricionista, uma pequeníssima quantidade na salada, se constitui numa gordura saudável. Aliam-se ainda os frutos vermelhos ricos em antioxidantes e contribuem para eliminação de toxinas presentes no organismo e de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro. Mas Fernanda chama atenção que é preciso ter equilíbrio em tudo, desde nos alimentos até nas atividades do dia à dia. É preciso repensar a rotina e procurar sempre um profissional da área.