O abandono de animais a própria sorte é uma realidade cruel não só em Santiago, mas em todo o país. Com o tempo várias leis foram ajustadas e o que as consequências legais do abandono de animais, crime previsto em lei e passível de punição, traz a quem pratica tal ato.
Um exemplo foi o que aconteceu neste final de semana em São Leopoldo. Um homem foi preso em flagrante após abandonar um cachorro no bairro Campina. O caso foi registrado após duas testemunhas relatarem que o indivíduo ameaçava matar o animal caso ninguém o levasse. A ação contou com a intervenção da Secretaria de Proteção Animal (Sempa) e Polícia Civil.
O cão foi recolhido pelo canil municipal de São Leopoldo e está disponível para adoção. O animal será entregue castrado, vacinado e microchipado, seguindo os protocolos de cuidado e adoção responsável.
O homem foi detido e encaminhado para a 2ª Delegacia de Polícia, onde as autoridades tomarão as medidas cabíveis. O secretário Cláudio Giacomini reforça a importância da adoção consciente e da denúncia de maus-tratos e abandono de animais.
