O Restaurante Popular de Santiago recebeu, na terça-feira (12), o Selo de Qualidade Sanitária no projeto de Categorização, que tem a Universidade Franciscana (UFN) como instituição executora, sob a coordenação da professora Ana Lucia de Freitas Saccol.
A categorização é um sistema de inspeção que utiliza o risco sanitário como critério de avaliação. A lista de avaliação prioriza 51 itens de maior criticidade para a saúde do consumidor. As inspeções realizadas avaliam as regras sanitárias e valorizam os estabelecimentos que seguem as legislações da área de alimentos e primam pela qualidade dos seus serviços e produtos. Por fim, é atribuído um selo que indica a categoria do local (A, B ou C).
O Restaurante Popular obteve classificação ouro (Selo A), o que significa que cumpre rigorosamente os critérios de higiene e oferece aos seus usuários, além de uma refeição variada, saudável e nutritiva, um alimento seguro e de qualidade.
Criado através da Lei 188/2019, com projeto do então vereador Marcelo Gorski Pirú, o Restaurante Popular existe há 4 anos em Santiago e serve, em média, de 25 a 30 almoços diariamente para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar.
A nutricionista Hoana Pavezi, responsável técnica do Restaurante Popular, ressalta a importância de um equipamento público de segurança alimentar obter um reconhecimento como este: “A categorização veio para facilitar e nos ajudar ainda mais a manter a qualidade higiênico-sanitária dos nossos serviços. Agradecemos o convite de ter a oportunidade de participar desse projeto.”