Na manhã gelada desta quarta-feira (10) um novo passo foi dado para homenagear a memória das 242 vítimas da tragédia de Santa Maria, com o início da obra do Memorial da Kiss, na Rua dos Andradas. Após 11 anos, o exato local onde aconteceu o incêndio, no dia 27 de janeiro de 2013, não existirá como antes. Em seu lugar, um espaço cultural e educativo. A cerimônia começou às 9h, e conta com homenagens e o relato de pessoas sobre o momento.
A obra deve demorar 8 meses. As primeiras etapas da obra incluem o recolhimento de itens que vão compor o acervo e a remoção de partes da estrutura.
A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) interpreta essa etapa como um ‘desfazer do prédio’, pois nenhuma parte dele ficará. A decisão foi tomada por segurança. Do prédio serão retirados apenas os objetos, pré-selecionados, que farão parte do acervo do Memorial da Kiss.
MEMORIAL
O projeto de 383,65 metros quadrados será feito em um único pavimento, para facilitar a acessibilidade e a manutenção. Ele custará R$ 4,8 milhões. A previsão é que esteja pronto para o próximo dia 27 de janeiro, quando a tragédia completará 12 anos.
Os recursos para a obra são do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), fundo presidido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) que destinará ao Memorial os valores provenientes de multas e acordos judiciais por danos causados à coletividade.
Fonte: Diário de Santa Maria