Rádio Santiago 75 anos

Série “Rádio Santiago – Memórias em Construção” – Episódio 29 – A arte de transformar dias

Autor: Rafael Peronio Ramos

Intérprete: Paulo Pinheiro

Santiago, quarta-feira, 24 de junho de 2026.

Nas primeiras horas da manhã, o carro de aplicativo do motorista Davi corta as ruas da cidade. O dia anterior tinha sido pesado, daqueles que testam a força do homem. Em busca daquela energia para enfrentar mais uma jornada, na multimídia do veículo a sintonia é a de sempre, a Rádio Santiago.

“90.3 FM informa: Dez Horas”.

O carro de Davi quase freia sozinho. Do outro lado, surge uma voz radiofônica por excelência, altissonante, das mais marcantes da comunicação gaúcha. Quando Paulo Pinheiro pronuncia a primeira palavra, o mundo inteiro sabe: ali tem um homem de rádio.

Ele abre o Santiago Atualidade com postura e elegância, trazendo o boletim do tempo, desejando uma excepcional manhã a todos, abraçando os aniversariantes do dia e preparando o terreno para o momento mais aguardado.

Se Davi não parou o carro antes, agora ele não hesita e localiza a primeira vaga livre de estacionamento. Chega a hora da mensagem do dia.

A magia do rádio se faz soberana. Outros meios de comunicação só podem te dar uma única imagem, mas o rádio dá origem a um milhão de imagens em incontáveis cérebros distintos.

Nos estúdios, Paulo Pinheiro não lê. Ele dá vida a cada frase. Cada sílaba é lapidada com dicção impecável. Cada pausa estratégica carrega um peso que diz mais do que cem palavras.

Naquele dia, a mensagem falava sobre resiliência. Ela nos lembrava que cair faz parte da caminhada, mas que a verdadeira fortaleza está na coragem de se levantar e tentar mais uma vez, mesmo que tudo pareça difícil.

Paulo reforça no ar: “Não conte quantas vezes a vida lhe derrubou, mas quantas vezes você teve força, coragem e determinação para se levantar. Muitas vezes a vitória está mais próxima do que imaginamos, mas só é encontrada por quem continua caminhando”.

Dentro do carro, o arrepio foi imediato. As palavras do microfone atravessaram os alto-falantes e limparam a poeira da incerteza na mente do guerreiro Davi. O cansaço virou coragem para seguir em frente. A mensagem do dia não é um simples texto; é um sopro de vida lançado como uma flecha no alvo.

Enquanto Davi renova suas forças para mais um dia de batalha a ser vencida, o Santiago Atualidade mantém no ar o seu dinamismo irrepreensível.

No estúdio da emissora, a tradicional agenda guia Paulo Pinheiro no roteiro intenso do dia. Ele aciona o repórter Luiz Fernando Rocha diretamente do comércio santiaguense, une forças com Jones Diniz para antecipar os destaques do Jornal Falado e, ao lado de Ieda Beltrão, passa a limpo as notícias do site da Rádio Santiago, contando sempre com o acompanhamento técnico de Jorge Augusto Gonçalves. É uma sinfonia perfeita.

Ao comentar um crime que estarreceu a região metropolitana, o ouvinte da Rádio Santiago encontra no microfone a indignação sincera e verdadeira de um comunicador que sente a dor do seu povo e não esconde, em momento algum, a sua humanidade.

Ao encerrar mais uma edição, fechar a sua agenda e se afastar do microfone, Paulo Pinheiro respira fundo na paz de quem cumpriu sua missão. Naquele breve instante, ele sabe que sua voz transcende a técnica para resgatar quem necessita. É essa entrega diária que enche de orgulho a sua amada Christina, suas Ana’s, e se transforma em inspiração para os netos Laís e João Pedro.

É nessa poderosa capacidade de despertar a imaginação e acender a esperança que se revela uma das mais puras qualidades da radiodifusão. Ali, nesse encontro entre um grande intérprete e o coração de quem busca forças para continuar, cada palavra lançada germina como semente. Afinal, uma mensagem transmitida com sentimento tem o poder de transformar o dia e – por que não? – reescrever destinos.

RÁDIO SANTIAGO 75 ANOS – A COMPANHEIRA DA SUA VIDA.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

#aguanaboca

Ingredientes (8 porções) 3 ovos2 xícaras (chá) de açúcar2 xícaras (chá) de fubá3 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo1/2 copo (americano) de óleo1...

Brasileirão

Duelo em casa será o primeiro dentro de casa no returno do Brasileirão

Clima

Enquanto algumas regiões podem enfrentar secas severas, outras podem experimentar chuvas excessivas

Rádio Santiago 75 anos

Autor: Rafael Peronio Ramos Intérprete: Paulo Pinheiro Santiago, terça-feira, 24 de dezembro de 2024. Véspera de Natal. O dia recém desponta na Terra dos...