Clima

Rio Jaguari cresce e desaloja famílias

Conforme o prefeito Beto Turchielo, muitas estão em casas de familiares ou em abrigos do município

Foto: Prefeitura de Jaguari/Divulgação

Equipes da Defesa Civil e da Prefeitura de Jaguari estão mobilizadas para atendimento às 40 famílias atingidas pela cheia do rio Jaguari. Conforme o prefeito Beto Turchielo, muitas estão em casas de familiares ou em abrigos do município. Segundo ele, por volta da meia noite de ontem o rio chegou a 11m70cm, recuando 30 cm na madrugada, voltando a subir hoje. Pela última medição de hoje de manhã está com 11m60cm.

Beto prevê um dia de muita atenção para a comunidade de Jaguari  pelo fato de continuar chovendo. Informou ainda que mais pessoas podem ser retiradas das áreas de possíveis inundações no decorrer da tarde de hoje. Em  Alegrete o rio Ibirapuitã continua subindo.

Em Santiago o rio Jaguarizinho (ou Rosário) está com 7 metros acima do normal. No município, a situação da chuva está sendo monitorada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Ontem o govenador do RS, Eduardo Leite pediu ajuda área ao presidente Luiz Inácio da Silva para auxiliar no resgate de pessoas que ficaram ilhadas.

A  Defesa Civil confirma oito mortes provocadas pela chuva no RS e pelo menos 21 desaparecidos; de acordo com boletim do órgão estadual divulgado na manhã desta quarta-feira (1º), cerca de 2.576 pessoas estão fora de casa e 103 municípios registraram estragos . As Principais regiões atingidas são a Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Serra Gaúcha Há bloqueios totais e parciais em rodovias estaduais e federais. O principal deles é na BR-290, que está totalmente interrompida próximo a Charqueadas.

O Inmet ampliou alerta vermelho para temporais no RS, com vigência até as 18h desta quarta-feira (1º).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Geral

Prazo prorrogado pelo governo federal terminará no dia 12

Geral

Vítimas das chuvas, 34 pessoas seguem desaparecidas

Geral

O titular da Sehab, Carlos Gomes, alerta as prefeituras dos municípios atingidos pelas enchentes

Enchente

São prioritárias doses contra gripe, covid-19 e tétano, entre outras