Clima

Julho terá temperaturas acima da média em grande parte do país, diz Inmet

Instituto alerta para risco de queimadas e incêndios florestais

Mês de julho terá temperaturas acima da média em boa parte. Foto: Ieda Beltrão

O mês de julho terá temperaturas acima da média em boa parte do país, mostra a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com calor acima dos 26° graus Celsius (°C) na região centro-norte, na fronteira entre Pará, Mato Grosso e Tocantins. 

As temperaturas mais altas são ocasionados pela massa de ar seco que costuma estacionar sobre a região nesta época do ano. Valores acima da média também deverão ser registrados no Paraná e em Santa Catarina, destacou o instituto federal. 

Em regiões como o norte de Goiás e interior de estados do Nordeste, as temperaturas devem ficar dentro ou ligeiramente abaixo da média, entre 20°C e 22°C. O mesmo ocorre no Rio Grande do Sul, onde o frio deve ficar em torno dos 14o ou menos. Em regiões altas do Sudeste devem ser registradas geadas provocadas por massas de ar frio comuns no mês de julho. 

Em relação às chuvas, a previsão é de redução das precipitações em grande parte do país, algo comum para julho. As áreas com maior seca devem ficar no Centro-Oeste, no norte do Paraná e na região conhecida como Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). 

As chuvas devem ficar acima da média na região Norte e em áreas pontuais do leste das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, é previsto chuva próxima e abaixo da média climatológica, informou o Inmet. 

O instituto frisa o risco de queimadas e incêndios florestais devido a falta de chuva em algumas regiões, como no centro-oeste, onde fica o Pantanal. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Geral

Na região da fronteira, serão instalados seis equipamentos, sendo dois em Alegrete e um em Caçapava do Sul, Rosário do Sul, Santiago e São...

Clima

A ausência de chuva percebida nas últimas semanas já pode ser tratada como estiagem, apesar de ainda ser difícil quantificar perdas, mas uma coisa...

Geral

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, é agora a pessoa viva mais velha do mundo. A freira de São Francisco de Assis assumiu...

Educação

Os resultados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) foram apresentados pelo governo estadual, em coletiva de imprensa realizada no...

plugins premium WordPress