Dentro do Ministério Público de Santiago existem quatro promotorias de justiça: duas criminais, uma promotoria cível especializada, outras duas ligadas ao meio ambiente, infância , juventude e educação que ficam a cargo de dois promotores de justiça.
De acordo com o promotor, Gabriel Antonio de Moraes Vieira uma das pautas presentes no MP é o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Segundo ele, a promotoria de justiça tem pensado em alternativas, para contribuir, efetivamente no enfrentamento deste tipo de demanda. Gabriel Antonio salienta que a violência doméstica é diária, com audiências de segunda quinta-feira. Uma das formas citada pelo promotor é a atuação da estrutura e organização entre os órgãos de segurança, algo que já está estabelecido em Santiago, junto com outros órgãos da administração municipal dispostos a colaborar. Enfatizou que a violência doméstica não é possível erradicar no momento, “ talvez com o passar de muitos anos isso possa ocorrer”. “Mas minimizar, atenuar, controlar os danos e riscos causados por este tipo de situação é possível e depende de uma atuação muito integrada dos órgãos de segurança”, conclui o promotor de justiça.