Geral

FGTS, Bolsa Família, aposentadoria: veja condições para antecipação e saque por atingidos pelas enchentes

Saque Calamidade pode ser usado por quem mora em municípios que decretaram calamidade pública ou emergência

Foto: Divulgação

Afetados por enchentes no Rio Grande do Sul podem sacar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) através do aplicativo. O Saque Calamidade está disponível para moradores de municípios que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos por portaria do governo federal. 

O dinheiro é liberado para quem mora em áreas afetadas informadas por prefeituras para a Caixa Econômica Federal. Segundo o banco, serão enviados técnicos para regiões atingidas para acelerar providências. Uma vez que o dinheiro for liberado, o trabalhador pode fazer o saque através do aplicativo FGTS. 

A Caixa anunciou a possibilidade de suspensão do pagamento de contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas por três meses. Para que isso ocorra, é necessário fazer a solicitação junto ao banco. 

Outra medida anunciada pelo governo é a possibilidade de antecipar os benefícios previdenciários – aposentadoria, pensão e benefício previdenciário – de junho para recebimento em maio. Podem acessar o recurso, aposentados, pensionistas e beneficiários. Quem quiser receber a parcela antecipada precisa comunicar o desejo ao banco onde o valor é depositado. Esse adiantamento não vale para benefícios temporários, como salário-maternidade, auxílio-reclusão e auxilio doença. 

Também foi antecipado o saque do Bolsa Família para beneficiários que residem em cidades afetadas pelos temporais no RS. O pagamento será unificado. Com isso, os beneficiários receberão no primeiro dia de pagamento previsto no calendário, independente do final do NIS. Neste mês, o primeiro dia de pagamento é 17 de maio.

Fonte: GZH

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

Redução concedida para motoristas que incluem CPF na nota fiscal aumentou 55% em relação a 2023

Cultura

Dois terços dos conselheiros titulares e suplentes são escolhidos por meio de eleição

Clima

Reforço de ar polar fará a temperatura baixar no Estado, alerta a MetSul