Afetados por enchentes no Rio Grande do Sul podem sacar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) através do aplicativo. O Saque Calamidade está disponível para moradores de municípios que decretaram estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos por portaria do governo federal.
O dinheiro é liberado para quem mora em áreas afetadas informadas por prefeituras para a Caixa Econômica Federal. Segundo o banco, serão enviados técnicos para regiões atingidas para acelerar providências. Uma vez que o dinheiro for liberado, o trabalhador pode fazer o saque através do aplicativo FGTS.
A Caixa anunciou a possibilidade de suspensão do pagamento de contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas por três meses. Para que isso ocorra, é necessário fazer a solicitação junto ao banco.
Outra medida anunciada pelo governo é a possibilidade de antecipar os benefícios previdenciários – aposentadoria, pensão e benefício previdenciário – de junho para recebimento em maio. Podem acessar o recurso, aposentados, pensionistas e beneficiários. Quem quiser receber a parcela antecipada precisa comunicar o desejo ao banco onde o valor é depositado. Esse adiantamento não vale para benefícios temporários, como salário-maternidade, auxílio-reclusão e auxilio doença.
Também foi antecipado o saque do Bolsa Família para beneficiários que residem em cidades afetadas pelos temporais no RS. O pagamento será unificado. Com isso, os beneficiários receberão no primeiro dia de pagamento previsto no calendário, independente do final do NIS. Neste mês, o primeiro dia de pagamento é 17 de maio.
Fonte: GZH