O sol deu as caras no início desta semana, dando um alívio para os gaúchos: a chuva persistente, que causou alagamentos e apreensão, finalmente, deve deixar o Rio Grande do Sul. A previsão é do retorno do tempo firme, que virá acompanhado de uma nova onda de frio, que se estabelecerá sobre o Estado, por conta do avanço de uma nova massa de ar polar.
De acordo com a Climatempo, após o domingo (29) ainda contar com muita instabilidade e transtorno por conta de temporais, a segunda-feira (30) marca o começo da mudança no clima. Até existe a possibilidade de ocorrência de alguns chuviscos durante o dia, mas sem expectativa de chuva significativa.
O episódio de onda de frio se estabelece sobre, praticamente, todo o território gaúcho. Ao amanhecer, áreas da Campanha, Sul, Oeste, Região Central, Costa Doce, Vales e Serra podem contar com formação de geada. As temperaturas máximas variam entre 8 e 16°C, segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado.
Na terça-feira (1º), a Climatempo prevê que o tempo finalmente se mantém firme em todo o Rio Grande do Sul, sem chuva, com tendência de que as temperaturas tenham queda mais significativa ao longo do dia sobre o Estado, com avanço do ar polar. Durante o amanhecer, haverá condições para formação de geada generalizada.
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil aponta que as mínimas devem variar entre -5°C e 6°C, com condição para formação generalizada de geada, enquanto as máximas oscilam entre 5°C e 11°C. Os ventos seguem com rajadas de 40 e 60 km/h ao longo da costa, onde o mar continua agitado.
A tendência da quarta-feira (2) é de que a massa de ar frio permaneça contribuindo nas baixas temperaturas em todo o Rio Grande do Sul, com mínimas variando entre -4°C e 6°C, com condição para formação de geada em todas as regiões, com exceção do Litoral Médio e Norte. Durante a tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 7°C e 14°C.
