Clima

Semana começa com chuva e frio no Rio Grande do Sul

Segunda-feira marca o início de um período mais prolongado de frio no estado

Nesta semana, duas massas de ar frio vão atingir o Rio Grande do Sul com maior intensidade. Já nesta segunda-feira (24), marca o início de um período mais prolongado de frio.

A madrugada será gélida, com marcas negativas em grande número de cidades e geada em quase todo o estado. O dia começa chuvoso do Centro para o Norte. Depois, a chuva se concentra no Norte gaúcho, perto da divisa com Santa Catarina.

Após um começo de dia chuvoso na faixa central do Estado, incluindo Porto Alegre, a precipitação para na região e o tempo apresentará gradual melhoria. No Oeste e no Sul, a nebulosidade diminui com sol.

O ar frio traz queda de temperatura, e a segunda-feira terminará com marcas baixas. Às 21h, os termômetros devem indicar 7°C em Bagé, de 8°C a 9°C em Caxias do Sul e Gramado, e de 12°C a 13°C em Porto Alegre.

O mês de junho, que ao lado de julho é o mais frio da climatologia, está sendo caracterizado até agora por temperatura muito acima da média.  Contudo, esta semana traz mudanças. O ar frio, que ingressou pela fronteira e trouxe 13ºC às 15h em Jaguarão, avança pelo estado com queda de temperatura e reforça a instabilidade da frente fria do Centro e Norte gaúcho. Os efeitos desta primeira incursão fria serão mais sentidos na fronteira com o Uruguai, Campanha e no Sul gaúcho, com temperatura de 1ºC a 3ºC pela manhã.

Na Metade Norte, embora esfrie, a temperatura não será tão baixa como no Sul. Na metade da semana, o centro de baixa pressão volta a trazer chuva na quarta-feira.

O sistema impulsionará ar mais frio e seco para o Oeste e Sul no começo da quinta-feira. Na sexta-feira, uma nova frente fria avança com chuva. Atrás, ar gelado vai cobrir o estado no próximo fim de semana.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Clima

Segundo a MetSul Meteorologia, o Estado receberá na próxima sexta-feira um “reforço” do ar de origem polar

Clima

Sol. agasalhos pesados, toucas, gorros, mantas, palas, botas e passos apressados são os bons aliados para se aquecer

Clima

Reforço de ar polar fará a temperatura baixar no Estado, alerta a MetSul

Clima

A hipotermia e as doenças respiratórias se tornam uma grande ameaça à saúde da população