Mais de 9.500 pessoas foram diretamente afetadas pelos temporárias que atingem o RS desde a última sexta-feira. O municipios com mais estragos foi Santiago. Conforme levantamento 4 mil residências tiveram danos com granizo da noite de sábado e seis pessoas foram levadas para albergues.
O prefeito Marcelo Gorski de Matos disse que a prioridade é cuidar de pessoas, entre elas as demais idade e acamadas, assim como as em situação de vulnerabilidade. Gorski observou que toda a cidade foi atingida desta vez e que novo estoque de lonas está chegando para atender às necessidades das pessoas.
Na noite de sábado, apesar dos alertas emitidos pela Defesa Civil, muitas pessoas foram pegas de surpresa e tiveram prejuízos significativos em residências e veículos que estavam nas ruas. Pela temperatura agradável da noite, o movimento nas ruas e em alguns eventos foi maior. A tempestade de gelo iniciou sem a chuva que veio em seguida acompanhada do vento e durou poucos minutos, deixando um rastro de danos pela cidade. Empresas abriram as portas no sábado a noite e ontem para atender a demanda de lonas e outros produtos para telhados danificados. Longas filas se formaram. Além de residências outros prédios públicos também foram atingidos.
DOAÇÕES
No CTG Coxilha de Ronda está funcionando um posto de recebimento de donativos, como colchões e alimentos, assim como está sendo oferecido atendimento psicológico. Todas as doações estão sendo canalizadas para os Centros de Referência e Assistência Social, e posteriormente às pessoas necessitadas.
AULAS SUSPENSAS
As aulas estão suspensas na rede municipal e estadual de Santiago. Em razão do forte temporal de granizo que atingiu Santiago na noite de sábado e dos danos provocados nas estruturas de escolas municipais e estaduais, as aulas serão suspensas nesta segunda e terça-feira.
A decisão foi tomada em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação e pela 35ª Coordenadoria Regional de Educação, considerando a necessidade de garantir a segurança de alunos, professores e demais profissionais da educação. Durante os próximos dias, as equipes responsáveis estarão avaliando as condições das escolas e realizando os encaminhamentos necessários para a recuperação dos espaços atingidos. Novas informações sobre o retorno das atividades serão divulgadas pelos canais oficiais.

