Com uma massa de ar seco e frio desde o último final de semana no Rio Grande do Sul, associada a um centro de alta pressão de 1.028 hPa, a incursão de ar frio e seco será responsável por uma sequência de noites de temperatura baixa no RS e demais áreas do Sul do Brasil.
Esta primeira massa de ar frio de maio não é de forte intensidade, como não foi nenhuma até agora neste ano. Trata-se de incursão de ar frio, ademais, com trajetória marítima. As massas de ar frio mais fortes possuem trajetória continental, pelo interior da América do Sul.
Na primeira metade da semana, o centro de alta pressão estará sobre o Atlântico a Leste do Uruguai e do Sul do Brasil, o que vai deixar a atmosfera seca e com escassa ou pouca cobertura de nebulosidade que favorecerá o resfriamento noturno e as mínimas baixas.
As madrugadas mais frias serão registradas entre este domingo e a terça-feira. A partir de quarta-feira se espera que as mínimas sejam mais altas, embora ainda faça frio à noite em muitas cidades, sobretudo nas regiões serranas.
