Clima

Chuva afeta mais de mil moradores e leva Jaguari a decretar calamidade pública

De acordo com a Defesa Civil do município, às 20h30min desta terça, o nível do Rio Jaguari atingiu 12,75 metros acima do normal.

Foto: Divulgação/Jaguari

Na noite desta terça-feira (17), o  prefeito de Jaguari, Igor Tambara (MDB), assinou, um decreto de calamidade pública para o município, atingido pelas chuvas desta segunda e terça. Segundo o prefeito, por meio das redes sociais da prefeitura, o documento deve ser publicado na quarta-feira (18). Cerca de mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, e pelo menos 250 residências foram diretamente atingidas. De acordo com a Defesa Civil do município, às 20h30min desta terça, o nível do Rio Jaguari atingiu 12,75 metros acima do normal.

Ainda conforme o órgão de segurança, duas famílias ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas com o auxílio de helicóptero durante a tarde desta terça. Um casal de idosos também ficou ilhado. Até a publicação da matéria, não há atualizações sobre o resgate.

A prefeitura disponibilizou seis abrigos para a comunidade. Quatro deles estão sendo utilizados para abrigar a população e outros dois para guardar pertences e móveis. Confira para onde ir em caso de necessidade:

  • CTG Invernada do Chapadão;
  • Salão Paroquial;
  • Antiga Escola Antoneta;
  • Centro Comunitário, no Bairro Consolata.

Ajuda

A prefeitura de Jaguari criou uma Chave PIX para quem deseja apoiar as famílias afetadas. Segundo o executivo, toda a verba deve ser destinada à compra de alimentos, materiais de higiene, roupas e demais itens essenciais. 

Chave PIX: (CNPJ): 87.572.046/0001-63

Para quem desejar colaborar presencialmente, a antiga Escola Municipal São José, no centro do município, está recebendo doações de roupa, alimentos, higiene, material de limpeza.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Clima

O inverno está só no começo no Hemisfério Sul. Pelo critério astronômico, a estação teve início em 20 de junho e terminará em 22...

Clima

Junho se despede como um mês marcado por chuvas intensas e enchentes, julho deve ser marcado por precipitações próximas da média histórica, conforme projeção...

Clima

O sol deu as caras no início desta semana, dando um alívio para os gaúchos: a chuva persistente, que causou alagamentos e apreensão, finalmente,...

Clima

Julho deve ser um mês com mais dias secos, enquanto agosto e setembro podem registrar precipitação ligeiramente acima da média em áreas do norte e oeste do Estado

plugins premium WordPress