A Brigada Militar oficializou a mudança no nome de algumas de suas unidades no Rio Grande do Sul. Em Santiago, o 5° Regimento de Polícia Montada (5°RPMon) passa a se chamar 45° Batalhão de Polícia Militar. A alteração está prevista na Lei Complementar n°497/2025 e faz parte de um processo de reestruturação.
A mudança também atinge o comando a qual é vinculada. O antigo Comando Regional de Policiamento Ostensivo Extremo Oeste, com sede em Uruguaiana, agora passa a ser denominado Comando de Policia Militar Extremo Oeste.
Com a atualização, os Esquadrões de Policia passam a ser chamados de Companhias de Policia Militar, seguindo o novo modelo padrão adotado pela corporação.
A mudança integra o processo de modernização administrativa e operacional da Instituição, com o objetivo de adequar a estrutura organizacional às atuais demandas do serviço policial militar, fortalecendo a atuação ostensiva e preventiva, bem como aprimorando a gestão dos recursos humanos e materiais.
Ressalta-se que a alteração refere-se à nomenclatura e ao enquadramento organizacional da unidade, não havendo prejuízo à continuidade dos serviços prestados à comunidade, permanecendo inalterado o compromisso da Brigada Militar com a preservação da ordem pública, da segurança e da proteção da sociedade.
O 45º BPM seguirá atuando de forma integrada com as demais unidades da Brigada Militar, mantendo o padrão de excelência, disciplina e profissionalismo que sempre caracterizaram o então 5º RPMon.

