Foi publicado, segunda-feira (30), um novo edital com os cronogramas do processo seletivo para diretores e vice-diretores das escolas estaduais, com mandato entre o período de 2025 a 2027. Além da ampliação do prazo para inscrição no Curso Preparatório para a Gestão Escolar (uma das etapas obrigatórias da seleção) até 5 de outubro, o edital prevê a prova de conhecimento específico para 1º de novembro. A avaliação será composta por 60 questões objetivas e três estudos de caso, sendo necessária a obtenção de pelo menos 60% de acertos para aprovação.
Será aplicada de forma digital, utilizando chromebooks fornecidos pela Secretaria da Educação (Seduc) nos municípios-sede das Coordenadorias Regionais da Educação. Após a divulgação dos resultados da avaliação, os candidatos aprovados na prova deverão formalizar suas candidaturas entre 2 e 6 de dezembro, por meio da apresentação de um Plano de Gestão e demais documentos à Comissão Eleitoral Escolar. A homologação dos candidatos ocorrerá até 9 de dezembro, sendo que a campanha eleitoral será organizada entre 10 e 15 de dezembro. A eleição, marcada para 16 de dezembro, será realizada de maneira eletrônica, permitindo a participação de professores, alunos e responsáveis por meio de um aplicativo desenvolvido pela Seduc. Se houver segundo turno, a votação será no dia 20 de dezembro.
O resultado das eleições em primeiro turno será divulgado em 18 de dezembro. No caso de disputa em segundo turno, a divulgação será no dia 23 de dezembro. As chapas vencedoras em primeiro turno serão homologadas até 20 de dezembro, enquanto aquelas que ganharem em segundo turno terão a homologação em 23 de dezembro. Já a designação começará a contar a partir de 1° de janeiro. Os diretores e vice-diretores eleitos assumirão seus cargos para um mandato de três anos. As mudanças no regramento do processo seletivo foram aprovadas pela Assembleia Legislativa em 2023.