O Banco do Brasil iniciou o contrato de operações da MP 1314 que possui recurso vinculado ao BNDS. O objetivo é facilitar o produtor rural liquidando suas operações e abrindo novo crédito.
O gerente geral da agência de Santiago, Francis Leonardo Henks disse que a medida contempla operações de custeio, de investimento e de Cédula de Produtor Rural (CPR) que tenha sido contratada antes de junho de 2024 e vencimentos até dezembro de 2027. O banco já possui uma relação interna daqueles produtores que se enquadram os quais estão sendo contatados.
Junto com a MP o Banco do Brasil lançou uma linha de crédito semelhante. A diferença é que ela contempla operações que não estão previstas na Medida Provisória. Funciona com recurso próprio, usando fonte da Letra de Crédito do Agronegócio – LCA, mas com taxa mais alta.
A adesão tem sido boa em ambas alternativas. Francis disse que o produtor poderá ficar bem tranquilo já que os recursos são marcados. Foram destinados pelo governo R$ 12 bilhões para a linha do BNDS, divididos, proporcionalmente com o que cada banco tem de carteira agrícola.

