Os alimentos que ajudam a sugar o açúcar no sangue são aqueles ricos em fibras, gorduras boas e proteínas. Esses nutrientes reduzem a absorção de carboidratos refinados, doces e açúcares pelo organismo, melhorando os níveis de glicose e aumentando a resistência à insulina. Por isso, muitos desses alimentos são recomendados para pessoas com diabetes, pois são capazes de ajudá-las a controlar seus níveis de açúcar no sangue.
Entre os alimentos que ajudam a controlar a glicemia, estão:
Abacate
O abacate é uma fruta benéfica para pessoas diabéticas, desde que seja consumida com moderação. Embora seja rica em gordura e caloria, ela tem um teor baixíssimo de açúcar e ainda é capaz de controlar a glicemia. Além disso, o abacate tem fibras solúveis e esteróis, que reduzem a velocidade de absorção dos alimentos, evitando o pico de glicose no sangue.
Cenoura
A cenoura é rica em vitamina A e betacaroteno, dois poderosos antioxidantes que retardam a absorção dos carboidratos e melhoram a função das células que produzem a insulina. O vegetal também possui muitas fibras e bons carboidratos.
Brócolis
Brócolis é uma grande fonte de fibra, o que já ajuda a baixar o índice glicêmico. Porém, o vegetal ainda tem um composto chamado sulforafano, que desacelera a liberação do açúcar em nossas células e controla a resistência à insulina.
Abobrinha
A abobrinha é riquíssima em fibras solúveis e tem um baixo índice glicêmico. Por ter vitaminas do complexo B, o legume também ajuda a metabolizar a glicose no organismo, evitando que os níveis aumentem após as refeições.
Oleaginosas
Castanhas, amêndoas e nozes têm gorduras mono e poli-insaturadas, popularmente conhecidas como gorduras boas, que ajudam a equilibrar a glicemia e os níveis de colesterol no sangue, tanto o bom (HDL) quanto o ruim (LDL).
Folhas verdes
Vegetais folhosos verdes são ricos em fibras e nutrientes, além de terem baixo índice glicêmico. Por isso, procure incluir no seu cardápio hortaliças como rúcula, alface, acelga, couve e espinafre. O ideal é consumi-los frescos e crus, pois o cozimento reduz um pouco do seu valor nutricional.
Fonte: Tudo Gostoso