As ações de turismo no Vale do Jaguari estão sendo construídas baseadas em políticas públicas. Conforme Roséli Nascimento, do Sebrae o que já está delineado é a riqueza do patrimônio cultural e natural existente e que precisam ser valorizados.
Já existem estudos que foram feitos para fortalecer uma determinada marca na região do Vale do Jaguari para que se torne uma região turística significativa no RS.
O produto turístico deve ser construído sempre associando ao que é a riqueza do local. A técnica não aconselha copiar projetos de uma cidade para outra, mas usar da criatividade para estabelecer ideias relacionadas a característica do lugar, porque o turista gosta de saber o que tem em cada cidade.
É preciso deixar claro o seguimento âncora de cada cidade. Se Santiago, por exemplo, definir que é seguimento cultural, a maioria de seus produtos devem estar relacionados às questões culturais. Conforme Roséli, hoje um tipo de turismo atraente é de negócios e eventos, mas, paralelo a isso é possível incrementar outros meios.
