As campanhas educativas de trânsito estão entre as prioridades do primeiro secretário da pasta, criada na atual administração. João Alberto de Lima, assim que for nomeado já pretende dar início às propostas, que incluem ainda manter a escolinha de trânsito, despertando desde já nas crianças a consciência para direção defensiva e respeito à legislação de trânsito, também como pedestre. A secretaria de Trânsito e Mobilidade vai permitir um leque maior de ações envolvendo a comunidade.
O trânsito já vem merecendo atenção especial, em função do número de veículos que circulam pelas vias urbanas. Dados do Detran, dão conta de que Santiago possui 35.938 veículos em circulação, 634 a mais que em 2023. O maior número 19.054 são automóveis, depois vem a categoria motos, motonetas e ciclomotores, com 6.759 unidades e as caminhonetes e camionetas, com 6.821 em circulação.
As vias urbanas possuem sinalização, o que inclui placas e de pista. Hoje, o trânsito é mais carregado nas ruas Sete de Setembro, Osvaldo Aranha, Júlio de Castilhos, Tito Becon, Getúlio Vargas e Bento Gonçalves.