O governo do Estado alerta que os canais de atendimento da Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, têm recebido relatos de sites falsos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026.
Em conjunto, órgãos do governo trabalham para retirar as páginas do ar e orientam para que os contribuintes redobrem o cuidado para evitar golpes na hora do pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento.
Os golpistas, em geral, têm se utilizado de links falsos, guias e códigos Pix fake, que direcionam o pagamento para pessoas físicas ou outras pessoas jurídicas. Esses links podem aparecer no resultado de pesquisas realizada em buscadores da internet ou serem enviados via aplicativo de mensagens. Para consultar o valor e gerar o QR Code com segurança, a recomendação é baixar o aplicativo IPVA RS, acessar o site oficial ou o portal do Detran.
O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Os sites verdadeiros do governo, que geram do QR Code para pagamentos Pix, estão no domínio rs.gov.br.

