Trezentos e três alunos oriundos das escolas estaduais – Colégio Monsenhor Assis; Candido Genro, Alceu Carvalho e Lucas Araujo de Oliveira. Da rede particular – colégio Medianeira e das escolas municipais João Evangelista; São José; Sebastião Colpo; Eron Jornada Ribeiro e Tito Becon, concluíram ontem o Proerd, que é desenvolvido pela Brigada Militar. Na oportunidade foram entregues os certificados e prêmios para os alunos que tiveram suas redações classificadas em primeiro lugar.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar, de prevenção, para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. Hoje, ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças, por ano, participam do programa.
O PROERD no Rio Grande do Sul iniciou em 1998, quando a Brigada Militar formou, na Polícia Militar de São Paulo, seus primeiros instrutores, iniciando a expansão do programa pelo Estado. Atualmente conta com mais de 500 Instrutores Policiais Militares voluntários, que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas envolvendo pais, professores, alunos e comunidade.
Em Santiago, desde o ano de 2005, mais de 10 mil alunos já participaram do programa. Os Policiais Militares desenvolvem um trabalho educativo de Prevenção, de forma voluntária, na busca da construção de um futuro melhor, principalmente, para as crianças. Foram responsáveis pela aplicação das lições do programa o sargento – Cristiano, e os soldados Pedro, Mayara , e Paolla.
A cerimônia de conclusão do 1º semestre foi ontem à noite no Colégio Medianeira com a presença de autoridades locais, pais, alunos, professores, convidados, que foram recepcionados pelo comandante do Regimento, tenente coronel Eldo Amaral Franco e demais policiais.