Saúde

Retomado o comitê de Saúde de Santiago

Foto: Divulgação

Em reunião realizada no Fórum foi retomado o Comitê de Saúde de Santiago, que é organizado com o judiciário. A retomada se deu em virtude da crescente judicialização da saúde. Durante encontro se identificou que uma das causas é o fluxo inadequado de informações.

Toda a necessidade da população deve iniciar por uma unidade de saúde onde as informações são passadas sobre o atendimento pelo SUS, o que é responsabilidade do Município e o que é do Estado. Uma redução significativa de judicialização foi em relação a medicamentos.

Hoje o judiciário determinou um protocolo onde o profissional de saúde, antes de prescrever determinado medicamento, precisa comprovar que o paciente já se tratou com medicamentos utilizáveis pelo Sistema Único de Saúde. Todo o remédio prescrito fora na lista, se necessário, deve estar aprovado pela ANVISA.

Participaram as secretárias da Saúde  Silvana Oliveira, do Desenvolvimento Social, Denise Cardoso, os juízes de direito Valeriano Santos Filho e Ana Paula Nichel Santos e o Defensor Público Lucas Mazo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Saúde

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul orienta famílias sobre sinais de gravidade, vacinação contra a gripe e medidas de prevenção diante do...

Saúde

Pacientes terão atendimento integral no SUS

Saúde

Item úmido, poroso e usado diariamente pode favorecer microrganismos associados a infecções gastrointestinais

Saúde

Especialista alerta que promessas de melhora imediata podem agravar a doença e atrasar o cuidado adequado