Saúde

Adriano Imperador e Selton Mello falam sobre depressão. Entenda o aumento de casos

Existem vários fatores que influenciam no surgimento da depressão, fatores estes que fazem mais parte do dia a dia de muitas pessoas, explica o neuropsiquiatra, neurocientista e especialista em saúde mental, Dr. Mário Furlanetto

Adriano Imperador e Selton Mello falam sobre depressão. Foto: Divulgação

A depressão é um transtorno emocional que afeta pensamentos, sentimentos e comportamentos, causando sentimentos de tristeza persistente, desânimo e perda de interesse.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, 10,2% dos brasileiros adultos foram diagnosticados com depressão, um aumento em relação a 2013 (7,6%). Isso equivale a 16,3 milhões de pessoas, com maior prevalência em áreas urbanas (10,7%) do que rurais (7,6%).

E segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde – o Brasil é o país com maior prevalência de depressão na América Latina.

Famosos relatando casos de depressão

Recentemente, vários famosos vieram a público contar suas experiências com casos de depressão, como o ídolo do Flamengo, Adriano Imperador que, em sua autobiografia contou sobre sua depressão.

“Eu não tinha ânimo para acordar cedo e ir treinar com vontade […] Minha única preocupação era beber e ir pra balada. Essa rotina não me deixava feliz, ao contrário do que muita gente imagina […] Na época eu não sabia, mas eu tinha entrado em depressão”, contou Adriano.

O ator Selton Mello também se abriu sobre seu estado de saúde mental e uso de remédios para moderação de apetite “Eu estava tomando coisas de médicos da moda, aquilo não era bom pra mim. […] Fez muito mal para minha cabeça Levou, inclusive, a um estado de depressão.

Foto: Reprodução/FreePik

Sintomas mais comuns da depressão

– Perda de interesse em atividades diárias;

– Fadiga e cansaço excessivo;

– Alterações no apetite e no sono;

– Insônia primária;

– Irritabilidade e conflitos familiares desadaptativos;

– Estresse crônico.

O que explica o aumento de casos de depressão?

De acordo com o neuropsiquiatra, neurocientista e especialista em saúde mental, Dr. Mário Furlanetto, cada vez mais os fatores de risco para a depressão estão mais presente na rotina das pessoas.

“A depressão é multifatorial, ou seja, não dá para apontar apenas uma causa do aumento de casos, mas podemos observar que fatores de risco para a condição estão muito mais presentes na rotina das pessoas”.

“Hoje em dia, muitos fatores que aumentam o risco de depressão estão presentes no nosso dia a dia, como o isolamento social, o uso exagerado das redes sociais, o estresse, o sedentarismo, a falta de sol e o consumo excessivo de álcool também contribuem para esse problema”.

“A depressão é silenciosa e subdiagnosticada nas fases leves a moderadas e em  60% dos casos, apresenta um complexo emocional iniciado na infância que influencia na fase adulta”, explica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

#aguanaboca

Quer um caldo simples, saboroso e que todo mundo ama? Então você precisa experimentar essa receita de caldo verde! Feita com batata, couve e...

#aguanaboca

Diferente da cocada tradicional, essa versão tem uma textura mais suave, perfeita para comer de colher, como se fosse um brigadeiro

Agenda

Neste mês de julho já foram dois sorteios da campanha Vivo e Compro Aqui, promovida pelo Centro Empresarial de Santiago (CES) e nesta terça,...

Saúde

Com queda das temperaturas e secura do ar, número de doenças respiratórias dispara; entenda os riscos, cuidados essenciais e o que realmente funciona para...

plugins premium WordPress