Páscoa

Alta do cacau tem reflexo na Páscoa e estimula a criatividade 

Foto: Divulgação

A Páscoa 2025 ficou salgada. A alta de 180% no preço do cacau nos últimos dois anos – motivada pela quebra na safra internacional – pesou no bolso do consumidor. Sem produção suficiente para atender a demanda nacional, o Brasil importa boa parte do cacau usado na indústria e os reflexos já chegaram à prateleira dos supermercados.

Prevendo mudanças no comportamento do consumidor e queda nas vendas, a oferta de produtos de Páscoa deve cair. A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) é de que, neste ano, sejam produzidas 45 milhões de unidades de ovos de Páscoa, uma queda de 22,4% em relação a 2024.

Com o preço dos ovos e coelhinhos de chocolate nas alturas, os brasileiros terão de usar a criatividade para garantir a alegria das crianças na data mais doce do ano.

De acordo com a psicóloga Alexia Lopes, professora e coordenadora pedagógica do curso de Psicologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação –, a criatividade é inerente ao ser humano. “Mesmo diante de desafios financeiros, é possível transformar a Páscoa em uma oportunidade para estimular a imaginação das crianças e fortalecer os laços familiares.”

Segundo a especialista, algumas estratégias mais acessíveis podem ser adotadas para manter a magia da data sem comprometer o orçamento. Entre as sugestões, a psicóloga destaca:

1.   Ovos de chocolate caseiros – Reunir a família para derreter chocolate e moldá-lo em formas de ovos pode ser uma experiência divertida e econômica. Além disso, os recheios podem ser personalizados conforme o gosto de cada um.

2.   Caça aos ovos criativa – Em vez de investir em ovos de chocolate caros, esconda pequenos brinquedos, doces ou ovos de plástico com surpresas dentro. A brincadeira mantém a diversão e cria memórias especiais.

3.   Decoração de ovos – Cozinhar ovos de galinha e permitir que as crianças os decorem com tintas, canetinhas ou adesivos pode se tornar uma tradição encantadora e acessível.

4.   Biscoitos temáticos – Preparar biscoitos em formato de coelhinhos ou ovos e decorá-los em família torna a experiência ainda mais especial. Além de ser uma atividade lúdica, todos podem saborear o resultado.

5.   Contação de histórias – Compartilhar histórias sobre a Páscoa, suas tradições e significados reforça o espírito da data, proporcionando momentos de aprendizado e conexão entre as gerações.

Receitas para fazer em casa

Para ajudar nas dicas da psicóloga Alexia Lopes, a nutricionista Marcella Oliveira – professora do curso de Nutrição do UniCuritiba – ensina as receitas de ovo caseiro e biscoito temático.

“O chocolate é um alimento que nos traz muito prazer e, mesmo com a alta dos preços, podemos encontrar equilíbrio ao prepará-lo em casa, explorando novos sabores sem culpa. Afinal, a Páscoa é um momento de celebração, não de restrição”, lembra a nutricionista.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Economia

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado na segunda-feira, 30, apontou para um saldo  negativo na criação de vagas em maio, de...

Radio Santiago 74 anos

Com apenas 10 anos, Rafaela Nunes Biasi vem se destacando na Ginástica Rítmica, trazendo inúmeras medalhas para Santiago

Economia

A produção da indústria brasileira recuou 0,5% em maio ante abril, marcando o segundo mês seguido de queda, depois de ter caído 0,2% de...

Economia

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal

plugins premium WordPress