Geral

Saúde reforça importância da população colaborar no combate à dengue

Em Santiago, até o dia 22 de abril, a Secretaria de Saúde investigou 208 casos e confirmou 60, sendo que 07 são de pessoas não residentes no município

Foto: Divulgação

Nesta semana o Rio Grande do Sul chegou a 77 mil casos de dengue confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde e 91 mortes em 2024 causados pelo mosquito aedes aegypti. Em Santiago, até o dia 22 de abril, a Secretaria de Saúde investigou 208 casos e confirmou 60, sendo que 07 são de pessoas não residentes no município. Mais de 135 casos foram descartados e ainda há 13 sendo investigados.

Uma força-tarefa de agentes de saúde, agentes de controle de endemias e até mesmo militares vasculharam os bairros para fazer vistorias e, especialmente, conscientizar sobre os riscos do Aedes Aegypti.

A dengue é uma doença viral, transmitida pelo mosquito, que se reproduz facilmente em pontos de água parada. Os sinais e sintomas da dengue são: febre, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, dor na região atrás dos olhos, manchas avermelhadas na pele, náuseas e vômitos. Nestas situações, a pessoa deve procurar atendimento médico e não realizar automedicação. Por enquanto, o Rio Grande do Sul não possui vacina contra a doença e, por isso, a prevenção é o melhor combate.

A secretária de Saúde Silvana de Oliveira Silva ressalta que a forma mais efetiva para combater o Aedes Aegyptiy, mosquito causador da dengue, é com a colaboração da população na eliminação de pontos de água parada, onde eles depositam seus ovos e se proliferam nos pátios, tais como vasos de plantas, pneus, piscinas, ralos, bebedouros para animais e outros.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Saúde

Documento conta com 207 questões sobre a regulamentação

Política

Matéria poderá ser votada dia 20 de agosto no Senado

Saúde

Professores de Psicologia do UniCuritiba falam sobre as causas do transtorno afetivo sazonal e a importância da luz solar para o sono e o...

Saúde

As infecções estão entre os principais motivos para o surgimento da foliculite