Literatura

Gumercindo Saraiva é pauta de BiblioCAST, em Santiago

Foto: Reprodução

A Biblioteca Pública Municipal Melvin Jones realizará um BiblioCAST no dia 6 de maio. O assunto desta 1° edição será o livro recém lançado Triste fim de Gumercindo Saraiva, de Cláudio Júnior Damin (Unipampa-São Borja).

Gumercindo Saraiva foi um importante líder maragato durante as guerras do Rio Grande do Sul, especialmente na Revolução Federalista (1893-1895). Os maragatos eram os federalistas que se opunham aos pica-paus, os republicanos que apoiavam o governo central. Ele era um militar experiente e estrategista, comandando tropas que lutavam pela descentralização do poder no Brasil.

As últimas batalhas de Gumercindo Saraiva ocorreram contra o governo republicano de Floriano Peixoto.

Uma das principais batalhas e entre os eventos finais da sua campanha foi a Batalha de Carovi (10 de agosto de 1894). Quando tentava atravessar a fronteira com o Uruguai para buscar reforços, foi emboscado por tropas republicanas na região de Carovi, entre Santiago e São Luiz Gonzaga. Durante o combate, foi baleado e morreu em campo.

Gumercindo Saraiva foi decapitado pelas tropas republicanas (pica-paus). Esse ato brutal tinha um significado simbólico: enfraquecer o moral dos federalistas (maragatos) e demonstrar o poder do governo republicano.

A cabeça de Saraiva foi enviada como troféu para Porto Alegre e depois para o Rio de Janeiro. Esse tipo de prática era comum nas guerras civis da época, sendo usada para intimidar os inimigos.

Mesmo com a sua morte, os maragatos continuaram a lutar até 1895, quando a Revolução Federalista chegou ao fim com a assinatura da paz.

A figura de Gumercindo Saraiva, no entanto, permaneceu como um símbolo da resistência e da luta pela descentralização do poder no Brasil.

Evento presencial e online.
Inscreva-se: link na Bio e aqui https://forms.gle/buZLmTqUyQkVdFiN6

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Literatura

No livro, a jornalista Anamaria Kovács resgata a trajetória real de seus antepassados alemães e húngaros, reconstruindo histórias de diferentes épocas do Brasil

Cultura

A professora e escritora Enadir Obregon Vielmo será a patrona da 27ª Feira do Livro de Santiago. O nome foi escolhido por ex-patronos em...

Literatura

A cantora, compositora, jornalista, atriz e escritora Angélica Rizzi faz contação de história baseada em seu 1º livro infantil ‘Manoelito o palhaço tristonho’ (2009),...

Literatura

Venda de livros atingiu 6,8 milhões de exemplares

plugins premium WordPress