A experiência dos períodos de seca sempre deixam uma lição. Quem mora no interior, por exemplo, é quem enfrenta as piores situações quando falta água potável e para manutenção da propriedade.
No município de Santiago existem cerca de 42 poços artesianos. Atualmente está sendo construída uma rede nova no poço do Rincão dos Viana que apresentou problema de vazamento e entupimento, por ser uma rede antiga. Também foi perfurado um poço no Lobo D’Avila, estando no aguardo da equipe para o teste de vazão e liberação da água à comunidade lá residente.
Conforme o titular da Secretaria da Agricultura de Santiago, Tadeu Machado outro poço no Rincão dos Rodrigues deverá ser perfurado nos próximos dias. O processo já está com a licitação e empresa encarregada da obra, estando na fase de homologação do contrato. O poço da Esquina Neri irá à licitação no dia 14 de novembro; outros dois, na esquina Lara e no Rincão São Pedro também serão perfurados, oriundos de demandas da Consulta Popular que estavam pendentes desde 2021. Toda a documentação foi atualizada, inclusive de orçamento. Está previsto ainda a perfuração de outro no poço próximo ao 2º Lajeado, sem previsão de início. Junto com a perfuração dos poços é feita manutenção de todas as redes.