Zona eleitoral não pode ser confundida com domicilio eleitoral. O domicilio eleitoral é a cidade de origem do eleitor. No entanto se ele estiver em qualquer outra cidade, precisa justificar o voto no dia da eleição. Conforme a juíza eleitoral, Ana Paula Nichel Santos para justificar, pode utilizar o e-título ou procurar uma sessão eleitoral no municipio onde estiver.
Sobre a ordem da votação, ela inicia pelos candidatos a vereador, cinco dígitos e em seguida prefeito, dois dígitos. O eleitor deve conferir a foto do candidato, o número e o partido; estando tudo certo confirma.
Existem também as opções voto branco e nulo e corrige. O que vem sendo incentivado é a votação nos candidatos, pois este ato é mais do que uma obrigação, e sim um direito.
Outro destaque é a participação das pessoas cujo voto é facultado. Em Santiago são 4.086 eleitores com idade entre 70 a 79 anos; 3.052 superior a 79 anos; 116 com 17 anos e 66 com 16 anos. Existem ainda 173 eleitoras e eleitores com deficiência, 36 com deficiência de locomoção, 38 deficientes visual , 12 com deficiência auditiva e 36 outros Santiago tem 41.022 eleitores aptos a votar.
A cobertura da Rádio Santiago é num oferecimento do – Grupo Andres, Ortobom, Raggin Relojoaria e Ótica; Erva Mate Chaleira Velha; Laboratório Brum Análises Clínicas ; Cartão Pronto Saúde (GHS); Fleck, agronegócios; Grupo Gorski e Casa das Rações.