Na manhã deste domingo gelado de 30 de junho, partiu o Dr. Valdir Amaral Pinto, aos 85 anos, Advogado, historiador, escritor, o Dr. Valdir era uma das figuras mais conhecidas de Santiago e região. Ele estava internado no Grupo Hospital Santiago (GHS), onde tratava de problemas respiratórios.
O Dr. Valdir Amaral Pinto. dedicou parte de sua vida a estudar, colecionar livros, jornais, revistas e objetos de que de alguma forma contasse uma história. Curioso, era capaz de passar horas e horas, lendo, observando, ouvindo uma história, que guardava na memória e depois ia repassando a outras pessoas através de longas e prazerosas conversas.
Dessa maneira o ‘Doutor Valdir’, como era conhecido se tornou uma enciclopédia viva não só de nossa história, mas também da região, estado, país e mundo. Foi um dos grandes colaboradores da Rádio Santiago, atualmente participava todos os sábados do Programa Olho Vivo, falando sobre o que mais amava – a história de Santiago.
A frase “pergunta para o doutor Valdir”, se tornou clássica e ele sempre teve a resposta que começava com aquele “Õ” prolongado que lhe era tão familiar e só para depois sanar todas as dúvidas.
O Dr. Valdir deixa um legado cultural e político imenso. Em 2022 foi homenageado na Calçada da Fama, durante a 24ª Feira do Livro de Santiago. No centro de uma estrela, estão as marcas de mãos que nunca pararam de folhar e manusear tudo aquilo que pode contar fatos e elucidar a história de algo ou alguém.
O Dr. Valdir deixa filhos, amigos e uma legião de admiradores. O corpo está sendo velado no Memorial Andres – Sala 01 e o sepultamento será às 16h30.