Santiago foi finalista no 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs, entregue na noite desta quarta-feira (29), no Smart Cities Park, em Nova Petrópolis. O evento reuniu gestores municipais em um momento de celebração às boas práticas que estão transformando a gestão pública gaúcha. Na categoria Esporte e Lazer, o município conquistou o 2º lugar com o projeto – Natação Escolar para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista e MELHOR IDADE 60+ o primeiro lugar com o projeto Transforma Pilates 60+.
O prefeito Marcelo Gorski de Matos, Santiago foi a segunda cidade com mais projetos na final, atrás apenas de Caxias do Sul. Segundo ele, isto demonstra que os projetos aplicados no município são sim referência para o RS.
A edição de 2025 bateu recorde de inscrições, com 400 projetos cadastrados, demonstrando o engajamento das gestões municipais em compartilhar soluções criativas e efetivas para os desafios locais.
Ao todo, foram 54 iniciativas finalistas em 18 categorias, com a entrega dos troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar. A cada categoria, os três finalistas subiram ao palco para receber o reconhecimento, em uma noite marcada por troca de experiências e valorização do serviço público municipal. Para a presidente da Famurs e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, o prêmio reflete o que há de melhor na administração pública gaúcha.

