Pedro Ortaça, 83 anos, teve a perna direita amputada em cirurgia realizada no dia 5 de fevereiro, no Hospital de Clínicas Ijuí. O cantorm segundo o filho Gabriel Ortaça, teve alta no sábado (7) e se recupera em casa.
Gabriel conta que o pai não tinha mais circulação de sangue nas veias periféricas. “Com a idade avançada, uma cirurgia dessas é um grande risco”, ressaltou.
A família Ortaça está há cerca de um ano morando em Ijuí para o tratamento de problemas vasculares e diabetes enfrentados pelo cantor.
Nascido no dia 29 de junho de 1942, em Pontão de Santa Maria, município de São Luiz Gonzaga, Pedro Ortaça é o último membro vivo dos quatro Troncos Missioneiros.
Títulos de Doutor Honoris Causa
Em abril de 2025, Ortaça recebeu a distinção máxima da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), celebrando sua contribuição imensurável à música e à identidade missioneira.Em outubro de 2025, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) também concedeu o título ao artista em uma cerimônia emocionante que incluiu tributos póstumos aos seus companheiros Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Cenair Maicá.

