José Ataides Sarturi – (Nenito Sarturi) está completando 45 anos de carreira artística. Tudo começou na 1ª Tertúlia de Santa Maria, em março de 1980 e depois no Festival da Música Crioula de Santiago. – Seja compondo ou cantando, é preciso se reinventar para evitar ficar no ostracismo – destaca Sarturi.
A veia artística começou a pulsar quando bolicheiro no armazém Santa Catarina de sua mãe em Santiago. Enquanto aguardava os clientes escrevia poemas. Seu primeiro registro de escrita foi aos 11 anos de idade, intitulado – Meu Borrachão.
Sua carreira, soma mais de 1.500 composições e, segundo ele, foi impulsionada pelas professoras Ayda Bochi Brum e Ilva Leitão ,além de outros amigos. Em 1978 quando cursava a faculdade de direito em Santa Maria fundou junto com seu primo Valter Fiorenza, Beto Pires e Jorge Freitas, o grupo Reduções, dando sequência a sua carreira artística.
Entre as composições mais lembradas destacou – Um Pito. Hoje Nenito e Miguel Marques desenvolvem o projeto – Antigos na companhia de outros músicos como Xuxu Nunes e Jaerson Martins. Recentemente lançou um DVD comemorativo aos 40 anos de músico e compositor.
