Nesta quinta-feira, 5 de junho, Santiago tem motivos de sobra para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Tendo por local o Centro Empresarial, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu um evento especial para celebrar os cinco anos do Pila Verde, projeto que transformou a cidade em referência nacional em sustentabilidade.
Criado para dar destino ao lixo orgânico, o Pila Verde permite que os resíduos sejam trocados pela moeda social, utilizada para compras nas feiras do produtor. Os feirantes, por sua vez, recebem o adubo gerado a partir dos resíduos e o utilizam na produção de hortaliças, criando um ciclo sustentável que beneficia toda a comunidade.
Além disso, há dois anos o Meio Ambiente expandiu suas iniciativas com o Pila Azul, projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e também com o Desenvolvimento Econômico. Essa ação inovadora incentiva a troca de materiais recicláveis pela moeda social, permitindo o acesso a quadras esportivas, campeonatos, Pilates, estacionamento na zona azul, passagem de ônibus e ingressos para o cinema.
