Cerca de 60 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, em Santiago, participaram na última sexta-feira (26), do programa socioambiental De Olho no Óleo, promovido pela Corsan. O projeto ensina como descartar corretamente o óleo de cozinha usado e como aproveitar os restos do produto para fazer sabão ecológico.
Os estudantes aprenderam também a fazer a coleta do óleo em vidros ou garrafas de plástico, para ser entregue em locais de reciclagem. Quando é despejado em pias, ralos ou vasos sanitários, o óleo causa danos ao meio ambiente. Um litro, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água, entupir tubulações e causar extravasamento de esgoto.
Neste mês, a caravana itinerante do projeto De Olho no Óleo já percorreu quatro cidades da Fronteira. Mais de 650 pessoas, em Itaqui, Santiago, São Borja e São Francisco de Assis, participaram da atividade. Aprender a fazer o sabão ecológico pode servir para consumo doméstico e também como fonte de renda familiar alternativa.
Para agendamentos de palestras e oficinas dos programas socioambientais da Corsan, as instituições interessadas devem entrar em contato pelo telefone (55) 9.9603-2571.