A CB Bioenergia recebeu nesta semana a Licença Ambiental de Operação, faltando agora a visita da Agência Nacional do Petróleo. Conforme Tiago Gorski Lacerda para o funcionamento da usina foram necessárias doze licenças, a da Fepam é a 11ª. E a partir da visita da ANP a usina entra em operação total com expectativa de produzir mais de 40 mil litros de etanol por dia; cerca de 30 mil quilos de CO2 (gás do refrigerante e água mineral) dia e também 35 mil quilos de farejo de ração, além de outros produtos, como álcool neutro, em gel e outros fins, inclusive o álcool já tem nome: será álcool Gaúcho.
A usina em si já está funcionando, apenas aguarda a autorização para produzir, o que poderá ocorrer ao longo do mês de dezembro, estando somente na dependência da agenda da ANP. Os silos estão cheio de trigo e já com toda a matéria prima necessária.
O documento de Licenciamento Ambiental foi entregue nessa segunda-feira ao proprietário Cássio Bonoto e equipe pela Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Marjorie Kauffmann destacando que a produção de etanol é fundamental, principalmente quando produzido no próprio estado. O empresário Cássio Bonotto lembrou os caminhos e apoio que levaram a consolidar um sonho, agregando valor aos produtos rurais.

