Geral

Mais de 130 toneladas de pneus ganharam descarte correto

Coordenador do Centro de Triagem e Transbordo de Santiago, Márcio Sudatti, destaca a importância da iniciativa

Meio Ambiente retira mais de 130 toneladas de pneus. Foto: Divulgação

Uma iniciativa inovadora em prol do meio ambiente já retirou 130 toneladas de pneus inservíveis das ruas de seis cidades da região.

Desde janeiro, o projeto, idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Santiago em parceria com a Recicla Eco Pneus, vem dando um novo destino a esses materiais que, antes, poderiam poluir o solo e se tornar criadouros de mosquitos.

O coordenador do Centro de Triagem e Transbordo de Santiago, Márcio Sudatti, destaca a importância da iniciativa, que requer um trabalho de mobilização e organização junto com empresas como oficinas e borracharias. Após a coleta gratuita, os pneus são enviados para a Recicla Eco Pneus, no Vale do Caí. Lá, o material passa por um processo de triagem e fragmentação: o arame é destinado à construção civil, cercamentos e produção de pregos, enquanto a borracha é triturada e utilizada como combustível em caldeiras, na produção de asfalto e até mesmo na confecção de tapetes.

O projeto, que começou em Santiago, já beneficia também Itacurubi, Nova Esperança do Sul, São Borja, Mata e Cacequi. Após uma coleta inicial de 30 toneladas, a média mensal se estabilizou em 20 toneladas, demonstrando o sucesso da iniciativa e a crescente adesão.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Saúde

Ministério da Saúde reforça a importância de manter a cobertura vacinal para evitar reintrodução da pólio no país

Comércio

Os vencedores foram Rosane Kerpel e Henrique Tamiosso Machado, que ganharam cada um R$ 500.