Justiça

Denúncia sobre uso indevido de imagens de crianças motiva 32 projetos na Câmara

Influenciador Felca mostrou como as imagens de crianças e adolescentes estão alimentando a pedofilia

Influenciador Felca mostrou como as imagens de crianças e adolescentes estão alimentando a pedofilia

A denúncia feita pelo influenciador Felca, que em um vídeo de pouco menos de 50 minutos fala e expõe a adultização de crianças e adolescentes de forma sexualizada, motivou a apresentação de 32 projetos de lei na Câmara dos Deputados. Os projetos foram apresentados nessa segunda-feira.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que os projetos terão prioridade na pauta de votações da Câmara. “Esse é um tema urgente, que toca no coração da nossa sociedade. Na Câmara, há uma série de projetos importantes sobre o assunto. Nesta semana, vamos pautar e enfrentar essa discussão”, disse Motta nas suas redes sociais.

Monetização de vídeos

As iniciativas incluem restrições à monetização de vídeos, fotos e transmissões ao vivo com participação de menores, bem como regras para atuação artística de crianças e adolescentes no meio digital. Também estão previstas exigências como alvará judicial e proteção contratual.

Outras medidas tratam da criminalização da adultização digital, da responsabilização de pais ou responsáveis e do reconhecimento da adultização precoce como forma de violência psicológica. Há ainda propostas para agravar penas relacionadas à produção e divulgação de conteúdos com conotação sexual, mesmo sem nudez explícita, e para criminalizar estímulos a comportamentos perigosos para menores.

O pacote de ações também prevê obrigações para plataformas digitais, como verificação de idade, controle parental, canais de denúncia e regras de transparência sobre o impacto de algoritmos em conteúdos voltados ao público infantil. A expectativa é que a Câmara analise as propostas com rapidez, diante da urgência e do apelo social do tema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Justiça

É o que mostra pesquisa divulgada pelo Instituto Marielle Franco

Justiça

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), por unanimidade, decidiram nesta terça-feira não atender parte dos recursos dos réus...

Justiça

Sites notificados têm dez dias úteis para relatar ações adotadas

Saúde

Desinformação e negligência contribuem para baixa imunização; especialista alerta sobre os riscos à saúde e responde dúvidas comuns

Copyright © 2006 - 2024 Rádio Santiago AM. Todos os direitos reservados.

Sair da versão mobile