Sinto a batida de seus corações nesse exato momento. É um ritmo interessante, cadenciado, marcando a respiração minuto a minuto, segundo a segundo.
Penso e pergunto, mas já aviso, não quero resposta, apenas vou seguir falando e ouvindo a batida ritmada e contando através delas o tempo que passou e que vai passar.
Sim, vocês já pensaram nisso? Nenhuma batida volta atrás, nunca volta.Ela segue sempre em frente. Nada volta. A lágrima que rola em sua face não voltará para o interior de seus olhos, o sorriso desenhado em seu semblante nunca se repetirá da exata forma como sorriu agora.
Sei o que está pensando agora. Se pergunta onde quero chegar, sobre o que estou falando… Então lhes direi, e a resposta será única e ouvirás dessa forma uma única vez.
O ano passou! 2024 passou! Está dando adeus! Está de despedindo! Entendeu? Ele nunca mais voltará, nunca mais existirá outro 2024! Muitos estão dando graças a Deus, mas de qualquer forma é um tempo que se foi!
Cada pedacinho desse ano não mais voltará. É uma despedida sem a menor possibilidade de volta. Tão lógico não é mesmo?
E então pergunto: percebem que é a vida que passa, segundo por segundo, minuto a minuto, sem trégua, num ritmo silencioso, cadenciado, cúmplice de todas as horas?
Percebem o que estou tentando dizer? Percebem o que estou prestes a gritar? O que fazem vocês para tornar cada fração de existência a coisa mais preciosa do mundo?
A batida de seus corações está mais acelerada. Será que estão entendendo que quero que amem de verdade? Que quero que abracem seus filhos, que os protejam em seus braços como seres únicos, joias raras, os façam felizes, seguros, dignos, honestos. Nunca, nem por um segundo se descuidem de seus caminhos…
Abrace, sinta orgulho de seu velho pai, da mãe de cabelos brancos. Ouça eles, sente-se ao seu lado, descansem a cabeça em seu colo, sintam amor, sintam gratidão, respeito. Protejam…
Olhem nos olhos dos necessitados, estenda a mão para os doentes, ouçam mais, abracem mais (nem que seja de longe), pisem firme diante das adversidades, chorem quando sentirem vontade, não se escondam, não sintam vergonha de nada. Não desistam de nada, corram atrás de seus ideais, não se oprimam por que alguém lhe disse que é gordo, magro, negro, branco, amarelo, pobre, rico… Deixem de lado todo tipo de preconceito. Isso de nada vale, é irrelevante diante da batida de teu coração.
Pelo amor de Deus! Não transformem o dinheiro, o poder em teu Deus. Não se deixe dominar por bens materiais. Eles fascinam, mas o preço é alto demais. Tenha domínio sadio sobre a riqueza material, não se sinta acima de ninguém pelo seu terno, seu carro, casa, salário, profissão. Não faça isso! A essência da vida é bem diferente. Entenda, é um favor que peço, entenda que és mais valioso que tudo. Seu sangue, sua mente, sua vontade é que vale, o resto é passageiro.
Não deixe teu coração parar. Viva, seja feliz. Nunca dê graças a Deus porque o tempo passou. Todo passo que der não terá volta, então seja firme na pisada.
Tenha orgulho de se olhar no espelho! Sinta vontade de se abraçar, de se cuidar, de ser único para o mundo. Faça sua oração ao sol, a Deus, a Lua, ao infinito e sinta o valor desse universo do qual faz parte.
Seja carinhoso consigo mesmo. Ouça teu coração e peça em silêncio pela vida. Ela é sua, somente sua. Faça dela seu paraíso e seja infinitamente feliz todos os dias, dessa forma estará fazendo o tempo de todos aqueles que lhe cercam valioso, único…
Ponha a mão no peito, sinta o ritmo… Prometa ao seu coração que as milhares de batidas em 2025 não passarão despercebidas, não serão em vão. Deseje todos os dias que seu segundo, seu minuto, sua hora, seu tempo seja da mais pura alegria, esperança, saúde e paz. Que bom poder ouvir seu coração! Feliz Ano Novo!
Texto de Ieda Beltrão