Na noite desta quinta-feira (01), tomou posse na Academia Santiaguense de Letras o professor, dramaturgo e diretor de teatro, Renato Polga com longa experiência na formação de grupos. A cerimônia foi realizada no auditório do Lions Clube Santiago Centro.
Renato Polga dedicou sua vida a ensinar, foram anos dedicados ao magistério. E junto com o oficio de professor veio sua paixão pelo teatro. Renato levou as artes cênicas para dentro das escolas. São incontáveis as crianças e adolescentes levadas ao palco pelos ensinamentos de Renato.
Por vários anos foi coordenador municipal de Cultura, onde desenvolveu junto a equipes, vários projetos voltados à cultura e ao teatro, entre eles o Santiago Encena, por ele coordenado em vários anos.
Um de seus grandes orgulhos é o Grupo Artemágika, hoje com 36 anos de estrada. Com ele participou de vários festivais de teatro e levou a cena inúmeros espetáculos, na sua grande maioria escritos e dirigidos por ele ( ele é autor de 12 peças infantis e 20 espetáculos adultos).
Representar o teatro dentro da Academia Santiaguense de Letras foi sua motivação e orgulho de estar hoje dentro da entidade literária.
Renato Polga representará a cadeira de Caio Fernando de Abreu, um dos mais importantes escritores contemporâneos do Brasil. Durante o evento, Renato, apresentou um monólogo de Caio, que além de escritor foi um apaixonado pelo teatro.
A investidura do novo acadêmico foi feita pelo presidente da Academia Santiaguense de Letras Airton Gazana e prestigiada por convidados, familiares, amigos, autoridades e demais integrantes da entidade, que compareceram junto ao auditório do Lions Clube Santiago Centro. A apresentação foi feita pela professora Enadir Obregon Vielmo.