Cultura

Porto Alegre em Cena chega ao CCBB Rio de Janeiro com produções teatrais gaúchas; obra de Caio Fernando Abreu está entre elas

O Festival promove pela primeira vez os espetáculos Caio do Céu e Onde está Cassandra? em exibições fora do Rio Grande do Sul. As peças estão em cartaz no CCBB Rio de Janeiro

Foto: Fernanda Chemale/Divulgação

A mais recente edição do Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Artes Cênicas, ocorreu entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, encerrando-se de forma histórica. Em razão das enchentes que afetaram parte do Estado e também o setor cultural, a programação da 31ª edição foi inteiramente voltada para as produções de espetáculos do Rio Grande do Sul.

Dentro da concepção de reconstrução, valorização e visibilidade das produções artísticas do Sul, o festival realiza uma ação inédita a partir do primeiro semestre de 2025: produções artísticas gaúchas terão apresentações marcadas para o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

Caio do Céu faz temporada de 26 de março a 20 de abril de 2025. O espetáculo conta com parte da obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e traz Deborah Finocchiaro e Kiti Santos ao palco.

Já o premiado espetáculo Onde está Cassandra? terá apresentações de 17 de abril a 12 de maio e celebra os 25 anos de carreira de Cassandra Calabouço. O elenco reúne cinco drag queens – incluindo a própria Cassandra – que resgatam a trajetória da artista. Com patrocínio master da BB Asset, ambas as temporadas ocorrerão nos teatros do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, tradicional e conceituado espaço de artes cênicas da cidade.

Segundo Mario Perrone, diretor Comercial da BB Asset, a gestora investe constantemente na promoção da cultura. “O apoio aos projetos de curadoria do CCBB faz parte da nossa história porque reconhecemos o valor da arte e a da cultura. Acreditamos que dessa maneira estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa”.

“Testemunha privilegiada da história do Porto Alegre em Cena, posso dar testemunho do quanto se trabalha para aumentar o espectro das parcerias culturais que podem ampliar a potência de um evento, expandi-lo para além de suas fronteiras regionais. Nesses mais de trinta anos, dialogamos com todos aqueles que demonstraram interesse pelo nosso trabalho regional. Vida longa ao projeto de circulação nacional. Que tudo se revele potente e importante. Bem-vindos!”, celebra Luciano Alabarse, coordenador geral do Porto Alegre em Cena.

O 31º Porto Alegre em Cena contou com mais de 80 espetáculos e ações culturais totalmente gaúchos e reafirmou a força e a diversidade da arte produzida no Rio Grande do Sul. Foram apresentados espetáculos de teatrodança, circo, performances e ações formativas que se desdobraram em mais de 35 locais, levando a arte a diferentes espaços da cidade de Porto Alegre.

O público, estimado em 12.000 pessoas, demonstrou entusiasmo ao lotar teatros, ruas e espaços alternativos e representou a resistência, a força e a coragem após as trágicas enchentes que assolaram o Estado e comprometeram também as produções artísticas e o setor cultural.

“A excelente iniciativa do Festival Porto Alegre em Cena de levar espetáculos gaúchos para outros Estados brasileiros, representa romper fronteiras, estreitar laços, expandir horizontes, valorizar artistas, compartilhar estéticas, pensamentos, criações e enaltecer teatro, arte e cultura em nosso país”, reforça Deborah Finochiaro atriz do espetáculo Caio do Céu

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Segurança

A Brigada Militar, por meio do 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon), atuou de forma preventiva e ostensiva durante a tradicional encenação e...

Cultura

O prazo vai até 30 de abril para os dois editais, disponíveis no Portal Transparência do Município de Santiago, juntamente com o edital de...

Comportamento

É o símbolo da Páscoa, que tem origem em mitos e ritos germânicos e em sua articulação com a tradição cristã na Idade Média.

Receita

Afinal, além de ser um clássico que todo mundo ama, ele ainda é muito fácil de fazer

plugins premium WordPress