Cultura

Coral “Cantar é Viver” retorna aos palcos na 5ª Conferência da Pessoa Idosa de Santiago

Coral Cantar é Viver se apresenta na abertura da 5ª Conferência da Pessoa Idosa, Foto: Ana Paula Ribas Kemerich/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (11), um momento especial marcou a abertura da 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Santiago, realizada no Centro de Convivência João Batista Bitencourt Borges. O reencontro entre música e emoção aconteceu com a apresentação do Coral “Cantar é Viver”, projeto extensionista da URI Câmpus de Santiago, que voltou oficialmente aos palcos após seis anos de pausa em decorrência da pandemia.

A apresentação foi carregada de simbolismo: mais do que uma atividade cultural, representou a celebração da vida, da retomada de vínculos e do fortalecimento da presença da pessoa idosa em espaços de protagonismo e cidadania.

O coral, que existe há anos na URI Santiago, retomou suas atividades no final de 2024, com encontros semanais sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h. Coordenado pela assistente social Joceane de Lima, o projeto conta com o apoio dos Professores João Érico e Paulo Reis, além de uma equipe técnica comprometida com o processo de envelhecimento ativo e saudável.

Atualmente com cerca de 25 integrantes, o “Cantar é Viver” é muito mais do que um grupo musical: é um espaço de convivência, escuta, incentivo, autoestima e socialização. De acordo com a coordenadora Joceane, a importância do coral vai além da música:

– É um projeto que oferece momentos de lazer e descontração, mas também atenção, cuidado, incentivo e escuta. A URI, como Universidade comunitária, entende seu papel na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão social da pessoa idosa -, ressaltou a coordenadora.

A participação do grupo na Conferência Municipal reforça esse compromisso, ao mesmo tempo, em que contribui com as políticas públicas voltadas à melhor idade, temas centrais do evento. A conferência trouxe debates importantes sobre financiamento, proteção à vida, combate à violência, protagonismo e participação comunitária das pessoas idosas.

A agenda de apresentações do coral foi recentemente reaberta e, segundo a equipe organizadora, a expectativa é que o grupo leve sua arte e sensibilidade para diferentes espaços da cidade e da região.

E para quem deseja cantar, conviver e fazer parte dessa jornada, o projeto ainda possui vagas disponíveis. Interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Apoio Educacional e Psicopedagógico (NAEP) da URI Santiago pelo telefone (55) 3251-3151.

Fonte: Emanuely Guterres Soares/Uri Campus Santiago

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade

Veja também

Nutrição

Pequenas estratégias e escolhas inteligentes ajudam a manter a saúde mesmo em rotinas aceleradas, ensina Andrezza Botelho

Esporte

Santiago se destaca no Campeonato Brasileiro de  Muay Thai, realizado na Vila Olímpica Mato Alto, no Rio de Janeiro. Henrique Machado, atleta da Garra...

Fruticultura

A expectativa já era grande por parte daqueles que gostam de pêssego, afinal já é tradicional que todos os anos a produtora Nara Gonçalves...

Geral

Pediatra do Desenvolvimento e Comportamento e membro do Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da SPRS, Dr. Renato Santos Coelho, ressalta que convivência com pets...